BALLET, NEOCLÁSSICO, TÉCNICA DE CONTEMPORÂNEO, COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICAEnrique Perez-Cancio Cantero
Estudou ballet, interpretação e teatro, artes plásticas, fotografia, iluminação, design e direção cénica no Centro de Educación Artística (CE- DART) no México. Após dois anos e meio, estudou no Centro Nacional de Danza Contemporánea do México (CENADAC), onde estudou técnica Graham, embora estudando mais técnicas e estilos como: Alexander, Horton, Limón e Cunningham e fundamentos coreográficos.
Após dançar profissionalmente em grupos de dança e companhias profissionais no México, em 2007 faz parte da ``La Companyia`` Juvenil de Ballet Clássic de Catalunyia, em Barcelona, onde dança repertório clássico e peças de diferentes coreógrafos reconhecidos, tais como: Rodolfo Castellanos, Jean Emile (CND, NDT), Roger C. Jeffrey (White Oak Dance Project), Juan Borona, Stephane Boko (Cirque du Soleil), Zane Booker (NDT), entre outros. Tempo depois, dirige a Cía. Catalana de Dansa com 12 bailarinas e 16 músicos.
Em 2009, forma a EPC DANCE COMPANY até ausentar-se de Espanha;
percorreu diferentes países da Europa e da América e atuou em diferentes festivais. Organizou algumas audições para o CODARTS, Conservatory of the Arts de Rotterdam, em Espanha, abrindo assim a possibilidade de receber estudantes para frequentar a universidade na Holanda.
Em 2012, começou a trabalhar com Annarella Sánchez, que convidou Enrique como coreógrafo convidado para o Conservatório e continuou como professor residente. Na Academia de Ballet e Dança Annarella Sánchez é professor de ballet intermédio e avançado e trabalha como coreógrafo de peças contemporâneas, repertório clássico e preparador para competições nacionais e internacionais.
Entre os varios prémios durante a sua carreira em colaboração com Annarella Sánchez, tem a referir os seguintes concursos onde foi premiado, Youth American Grand Prix, semifinais e finais, Tanzolymp, South African International Ballet Competition e várias outras competições nacionais e internacionais.
Como coreógrafo desde 2000 até agora, criou mais de 600 peças, incluindo 8 bailados completos de longa duração e 28 peças de tamanho médio, e o restante dividido principalmente em solos e duetos, mas também várias peças curtas (nada menos que 5 minutos) todos apresentados em teatro e verificáveis com material audiovisual e/ou em papel. Não tem uma estimativa exata da quantidade total de coreografias que criou até agora e que não está em formato de apresentação em Teatro, mas certamente pode superar as 1.000 coreografias entre taller coreográficos, intensivos de verão ou simplesmente experiências coreográficas.
A sua particularidade é a montagem rápida de bailados complexos, qualidade de aperfeiçoamento dos mesmos e a forte interpretação e conteúdo artístico.