Corpo Docente

https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.07.45.jpg

DIRETORA PEDAGÓGICAAnnarella Sanchez

Nascida em Cuba em 1971 é a diretora da conceituada escola de dança de Portugal, Annarella – Academia de Ballet e Dança há vinte anos e do Conservatório Internacional de Ballet e Dança – Annarella Sánchez há três.
Formada pela Escola Cubana de Ballet em Camaguey, Cuba, e especialista em Dança Clássica pelo Instituto Superior de Arte em Cuba, com diploma reconhecido pela Escola Superior de Dança de Lisboa, Portugal, destaca-se como pedagoga no ensino do ballet para crianças dos 6 aos 14 anos.
No seguimento das rigorosas práticas de ballet, do Ballet Nacional de Cube, e de muitas horas de dedicação a esta arte, conseguiu que jovens bailarinos da Região de Leiria (Portugal), tenham obtido lugares cimeiros e prémios máximos nos mais reputados concursos internacionais de ballet do Mundo, tais como o Dance World Cup, o Youth American Grand Prix, Tanzolymp, South Africa International Ballet Competition, o Varna International Ballet Competition e o Beijing International Ballet and Choreography Competition. Além disso, são convidados, regularmente, a participar em Galas e Festivais de Dança, partilhando o palco com Bailarinos Profissionais em diferentes países como Espanha, Itália, França, México, China, Estados Unidos, Cuba, Alemanha, Roménia.

MÚSICALuís Casalinho

Nasceu em 1968 em Leiria e iniciou os seus estudos na Sociedade Filarmónica S. Cristóvão - Caranguejeira, Leiria.
Após e durante a sua formação em clarinete, teve inúmeras experiências como clarinetista em Master-Classes e ou em orquestras académicas e profissionais.
Fez o mestrado em direção de orquestra, pois a Direção sempre lhe despertou bastante interesse tendo já́ tido a oportunidade de dirigir diversas orquestras /bandas de sopros, tanto amadoras como profissionais.
Para além de já ter sido o coordenador de diversas Master-Classes/Cursos e Estágios de Instrumentistas, foi Diretor de Curso durante 5 anos dos Cursos Profissionais de Música. Atualmente é professor de clarinete e de classes de conjunto instrumental no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, maestro na Filarmónica Pedroguense - Pedrógão Grande e professor de Música no Conservatório Internacional de Ballet e Dança, Annarella Sánchez.
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/07/HOODIES10.png
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.09.23.jpg

CARÁCTERFatima Mekulova

Professora de Dança (Clássica, Criação Coreográfica e Danças Tradicionais) com 20 anos de experiência.
Nasceu na Rússia e começou como bailarina profissional na Academia de Dança Profissional de Maikop.
Fez parte da equipa de professores na Escola de Música e Arte na Rússia como professora de Dança Clássica e Danças Tradicionais.
Bailarina da Companhia de Dança Folclórica de “Nalmes” do estado de Adigueia na Rússia e, mais tarde, diretora do Centro de Criação e Atividade Artística da Rússia.
Certificada pelo Instituto Superior e Profissional de Educação do Estado Federal, Universidade Estadual da Cultura e Arte de Krasnodar e, em 2007, obteve a equivalência em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança.
É um membro efetivo da Annarella, Academia de Ballet e Dança desde 2008, onde alcançou o 1º e 2º lugar na competição nacional Dançarte com danças tradicionais da Circássia e da Ucrânia, respetivamente.
Desde aí, as suas coreografias têm sido premiadas e reconhecidas em competições internacionais incluindo o Youth American Grand Prix onde a Dança do Cáucaso conquistou o 1º lugar na semifinal de Paris, em 2014, e 2º lugar na final da mesma competição em Nova Iorque, no ano de 2015.

BALLET, NEOCLÁSSICO, TÉCNICA DE CONTEMPORÂNEO, COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICAEnrique Perez-Cancio Cantero

Estudou ballet, interpretação e teatro, artes plásticas, fotografia, iluminação, design e direção cénica no Centro de Educación Artística (CE- DART) no México. Após dois anos e meio, estudou no Centro Nacional de Danza Contemporánea do México (CENADAC), onde estudou técnica Graham, embora estudando mais técnicas e estilos como: Alexander, Horton, Limón e Cunningham e fundamentos coreográficos.
Após dançar profissionalmente em grupos de dança e companhias profissionais no México, em 2007 faz parte da ``La Companyia`` Juvenil de Ballet Clássic de Catalunyia, em Barcelona, onde dança repertório clássico e peças de diferentes coreógrafos reconhecidos, tais como: Rodolfo Castellanos, Jean Emile (CND, NDT), Roger C. Jeffrey (White Oak Dance Project), Juan Borona, Stephane Boko (Cirque du Soleil), Zane Booker (NDT), entre outros. Tempo depois, dirige a Cía. Catalana de Dansa com 12 bailarinas e 16 músicos.
Em 2009, forma a EPC DANCE COMPANY até ausentar-se de Espanha;
percorreu diferentes países da Europa e da América e atuou em diferentes festivais. Organizou algumas audições para o CODARTS, Conservatory of the Arts de Rotterdam, em Espanha, abrindo assim a possibilidade de receber estudantes para frequentar a universidade na Holanda.
Em 2012, começou a trabalhar com Annarella Sánchez, que convidou Enrique como coreógrafo convidado para o Conservatório e continuou como professor residente. Na Academia de Ballet e Dança Annarella Sánchez é professor de ballet intermédio e avançado e trabalha como coreógrafo de peças contemporâneas, repertório clássico e preparador para competições nacionais e internacionais.
Entre os varios prémios durante a sua carreira em colaboração com Annarella Sánchez, tem a referir os seguintes concursos onde foi premiado, Youth American Grand Prix, semifinais e finais, Tanzolymp, South African International Ballet Competition e várias outras competições nacionais e internacionais.
Como coreógrafo desde 2000 até agora, criou mais de 600 peças, incluindo 8 bailados completos de longa duração e 28 peças de tamanho médio, e o restante dividido principalmente em solos e duetos, mas também várias peças curtas (nada menos que 5 minutos) todos apresentados em teatro e verificáveis com material audiovisual e/ou em papel. Não tem uma estimativa exata da quantidade total de coreografias que criou até agora e que não está em formato de apresentação em Teatro, mas certamente pode superar as 1.000 coreografias entre taller coreográficos, intensivos de verão ou simplesmente experiências coreográficas.
A sua particularidade é a montagem rápida de bailados complexos, qualidade de aperfeiçoamento dos mesmos e a forte interpretação e conteúdo artístico.
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.49.04.jpg
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.49.43.jpg

CONTEMPORÂNEO, COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICARicardo Flores

Bailarino e coreógrafo Mexicano com Licenciatura em Dança Contemporânea e com experiência em Teatro.
Tem colaborado com várias companhias de dança e diversos diretores de teatro nacionais e internacionais (Cía. Estatal de Danza contemporânea de Oaxaca, Ballet Nacional de México, Proyecto México-N.Y.)
Foi convidado como bailarino no Pan American Theater em Glover, Vermont, USA, em 1998 e para o espetáculo do Bread and Pupets circus de Peter Schumann em 2000 em Nova Iorque.
Trabalhou como coreógrafo principal da companhia Aletheia Cuerpo Escénico de México, com mais de 40 coreografias realizadas.
Nos anos 2010 e 2012, recebeu um convite para remontar duas das suas obras com a Companhia 360º Dance Company em Nova Iorque.
Além disso colaborou como co-criador e bailarino no projeto: AL OTRO LADO DE MI, co-produção México-Espanha, com a companhia LARUMBE Danza de Madrid Espanha, com estreia em Budapest no ano de 2011 e com digressão pela Europa e América do Sul.
Entre 1993 e 2014 são vários os prémios e reconhecimentos que ganha dos quais destaca o Nacional Jóvenes Creadores del FONCA (Fundo nacional para la cultura y las Artes).
Em 2015 muda-se para Portugal, onde tem trabalhado até ao presente como professor, coreógrafo e bailarino, levando a cabo vários projetos e contando já com várias coreografias premiadas em concursos como: Dance World Cup, Dançarte Algarve International Dance Competition, Leiria Dance Competition e Youth American Grand Prix.

BALLET, TÉCNICA DE PONTAS, REPERTÓRIORaquel Aguero Mercado

1984-1992: Trabalha na Casa da Cultura do Cerro na cidade de Havana como professora-instrutora de Dança, interrompida de 1985 a fevereiro de 1986 pela Licença de Maternidade.
1985: Consumiu com outro professor os programas de ensino de Preballet e grupos diretos da especialidade nas Casas da Cultura do país. Durante esses anos, fez cursos de verão de folclore, afro-cubano, espanhol, europeu, mexicano, cubano-popular e dança de personagem.
1987: Recebeu o Prémio da melhor coreografia de Dança Folclórica Europeia no Encuentro Provincial de la Danza na cidade de Havana.
Obteve o certificado de aprovação no curso de Danças Espanholas e Europeias.
1988: Qualificação de excelente no curso de Dança Populares Cubanas.
1989: Primeiro Lugar Municipal em Ballet pelo Centro Metodológico Nacional.
Obtiene el tercer premio en el Concurso Nacional de Coreografía que dirige en el Centro Metodológico Nacional.
1992: Começa a trabalhar na Escola Provincial de Ballet “Alejo Carpentier” de Havana.
1994: Gradua-se no Instituto Superior de Arte de Havana como Licenciada em Arte Danzario, Especialidade Ballet, com Diploma de Oro.
1998: De março a dezembro trabalhou como profesora de ballet em Assunção, Paraguai. No mês de agosto, uma aluna preparada por ela, obteve Medalha de Ouro e bolsa de estudos no Brasil, no Concurso Nacional de Dança e Ballet. No mês seguinte, no Concurso Internacional “Interdanza”, em Assunção, 7 alunos preparados por ela obtiveram Medalha de Prata em quarteto, Medalha de Ouro e Prata em Dueto e 2 Medalhas de Prata como solistas.
1999: Em abril, participa como professora de alunas colombianas, venezuelanas e mexicanas no Encontro Internacional de la Dança em Havana. 
É nomeada membro permanente do júri das provas de acesso à Escola de Ballet de Havana e preside-os durante vários anos.
2000: Trabalha como profesora de Metodologia de Ensino de Ballet para alunas de nível médio da especialidade de carreira professoral.
2002: Obteve Menção Honrosa no Concurso Internacional de Ballet de Havana.
- Colaboradora do Centro Nacional de Ensino Artístico como metodóloga de ballet desde o ano de 1999.
- Preparadora de alunos para competições internacionais montando obras del repertório clássico internacional.
2003: Além de continuar como professora da Escola de Ballet Provincial da Cidade de Havana, assume a responsabilidade de Subdiretora Técnica da mesma, cargo que manteve até 2019.
 Jurada permanente das provas de captação da especialidade na escola elemental de Ballet ``Alejo Carpentier``.
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.49.52.jpg
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/07/HOODIES10-2.png

BALLET, TÉCNICA MASCULINA, REPERTÓRIOElena Cangas Martínez

BALLET, TÉCNICA DE PAS DE DEUX, REPERTÓRIOAlexander Santana

Alexander Santana Sánchez nasceu a 21 de Agosto de 1981 em Villa Clara, Santa Clara, Cuba.
Estudou na Escola Provincial de Ballet Olga Alonso do primeiro ao terceiro ano de Ballet e terminou os seus estudos de nível Elementar na Escola Elementar de Ballet Alejo Carpentier. Mais tarde, graduou-se na Escola Nacional de Ballet de Cuba Fernando Alonso como bailarino e professor. Como estudante foi solista medalhado de ouro (1997), bronze (1998) e prata (1999) nos Concursos Internacionais de Ballet de Havana (Cuba).
Iniciou a sua carreira profissional como bailarino na Companhia de Ballet de Camaguey (Cuba) como Solista durante dois anos. Seguiu-se a Companhia Nacional de Ballet do Equador, onde esteve como Primeiro Bailarino durante quatro anos, foi Primeiro Bailarino do Ballet Municipal de Lima (Peru) durante oito anos e também Primeiro Bailarino depois na Companhia do Ballet Nacional do Peru por quatro anos. Durante a sua carreira dançou com Lorna Feijoó, Rolando Sarabia, Jaime Francisco, entre outros, e fizeram parte do seu repertório grandes bailados clássicos como Coppelia, Don Quixote, Le Corsaire, La Fille Mal Gardée, Giselle, Herlquinade, Lago dos Cisnes, Grand Pas de Paquita, La Sylphide, Les Sylphides, Diana e Acteon, La Bayadére, entre outras coreografias de repertório Clássico e Neoclássico.
Terminada a sua carreira de bailarino, iniciou a sua carreira de professor na Escola Nacional de Ballet de Cuba. Trabalhou ainda no Equador como professor fundador da Escola Metropolitana de Dança de Quito, e no Peru, onde foi sub-diretor da Escola de Ballet Crescendo em Lima e professor das Escola de Ballet Rosie Schottland Ballet Clásico, também em Lima. Foi ainda professor da Escola Provincial de Ballet Olga Alonso, Villa Clara, Cuba.
Mais recentemente, trabalhou como professor convidado no Curso Intensivo de Verão do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sánchez, dando aulas de Folclore Cubano, Ballet, Técnica de Pontas, Repertório e Técnica de Pas de Deux.
Ao longo dos últimos anos teve a oportunidade de trabalhar com professores de renome internacional como Fernando Alonso, Vladimir Issaev, Ramona de Sáa, Carlos Acosta, Raquel Aguero Mercado, Lourdes Arnau, Carlos Valcárcel e Maina Gielgud.
Obteve prémios como coreógrafo em competições nacionais de Cuba e, mais recentemente, teve estudantes por si treinados premiados na semifinal de Barcelona do Youth America Grand Prix 2019.
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.49.17.jpg
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.50.09.jpg

BALLET, TÉCNICA MASCULINA, REPERTÓRIOLourdes Arnau

PREPARAÇÃO FÍSICAIdania Sosa

https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.49.28.jpg
https://conservatorioannarella.com/site/wp-content/uploads/2020/03/Captura-de-ecrã-2020-03-06-às-13.49.59.jpg

BALLET, REPERTÓRIOMariana Rodriguez

Ver oferta formativa