Maina Gielgud
Treinada pelos notáveis russos, incluindo Tamara Karsavina e Lubov Egorova, e mais tarde Rosella Hightower, Maina Gielgud teve uma carreira incrivelmente diversa criando trabalhos com Maurice Bejart’s XXth Century Ballet, dançando como bailarina principal no London Festival Ballet e no Sadlers Wells Royal Ballet, como um artista internacional convidado e fazendo par com Rudolf Nureyev. Dirigiu ainda o Australian Ballet (1983-1997) e o Royal Danish Ballet (1997-1999).
Em 2003 e 2008 regressou aos palcos como bailarina e atriz no L ́Heure Exquise de Bejart.
Autónoma desde 1999, Maina é consultora artística do Hungarian National Ballet e consultora artística e tutora autorizada da Anton Dolin Foundation. É ainda professoraconvidada em grandes companhias de todo o mundo, bem como em escolas de renome.
Suas próprias produções clássicas são muito procuradas: sua aclamada Giselle pelo The Australian Ballet (encenada também pelo Boston Ballet, Ballet du Rhin e Houston Ballet), The Sleeping Beauty; Coppelia e Cinderella com sua própria coreografia, vários trabalhos coreografados por Maurice Bejart, incluindo Serait-ce la Mort, Bhakti, Webern opus 5 e Song of a Wayfarer; por Kenneth MacMillan: Manon; por Serge Lifar: Suíte en Blanc; as produções de Rudolf Nureyev de Don Quixotte e Swan Lake e clássicos como Les Sylphides, Spectre de la Rose e Paquita.
Nos últimos anos, sua preenchida agenda incluiu várias encenações: uma produção da La Sylphide de Bournonville e Manon de Kenneth MacMillan para o Hungarian National Ballet, por 3 temporadas consecutivas; Don Quixotte de Nureyev para La Scala Milan; sua própria Cinderella para o Goh Ballet; Variations for 4 de Anton Dolin para a Ellison Ballet e La Scala Milan; Pas de Quatre de Anton Dolin para o New National Ballet em Tóquio; ensinou e ensaiou a Suite en Blanc, de Serge Lifar, em São Petersburgo, encenada por Attilio Labis para as apresentações de do 280o aniversário de Vaganova; uma reformulação da sua produção de Giselle para o The Australian Ballet em agosto de 2018 e abril de 2019.
Maina encenou o II Ato do bailado La Sylphide para o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sánchez no segundo semestre do ano de 2019 e prepara-se para encenar Pas de Quatre e Variations for Four de Anton Dolin, bem como Giselle no verão de 2020.